Imagens de satélite mostram Canal de Suez antes e depois de navio encalhar; veja VÍDEO

0
24

VÍDEO: trânsito marítimo causado por navio encalhado pode ser visto até do espaço

VÍDEO: trânsito marítimo causado por navio encalhado pode ser visto até do espaço

Imagens gravadas por satélite da Agência Espacial Europeia mostram a dimensão do transtorno causado pelo encalhe do meganavio Ever Given no Canal de Suez, no Egito. Veja no VÍDEO acima.

Imagem de satélite compara o trânsito de navios perto do Canal de Suez antes e depois do encalhe de meganavio. Cada ponto claro é uma embarcação — Foto: Reuters via Copernicus Sentinel data [2021], ESA

- Anúncio Patrocinado -

A embarcação encalhou depois de ter sido atingida por uma rajada de vento, e causou um grande congestionamento naval no canal. O Ever Given pesa 220 mil toneladas e tem 400 metros de comprimento e, por essas dimensões, é considerado um meganavio. O destino era o porto de Rotterdam, na Holanda.

O Canal de Suez liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho é uma das mais importantes ligações entre os oceanos Atlântico e Índico. Com o bloqueio, navios precisam dar a volta pelo Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, o que gerará transtornos para a economia global.

Imagem do barco que está encalhado no Canal de Suez — Foto: Suez Canal Authority/AP

Além disso, o Canal de Suez é responsável por cerca de 10% do comércio marítimo internacional. Por dia, US$ 9,5 bilhões em mercadorias são transportados pelo canal.

De acordo com a agência Reuters, os fretes de navios com derivados de petróleo quase dobraram desde que o Ever Given encalhou no canal na terça-feira.

- Anúncio Patrocinado -