Aprilia afirma que asa da Ducati cria downforce

0
145

Como a espera continua para um veredito do Tribunal de Recurso de MotoGP, sobre o spoiler de braço oscilante da Ducati usado no Qatar, a Aprilia explicou ainda mais a sua oposição ao dispositivo.

Aprilia afirma que asa da Ducati cria downforce

Aprilia afirma que asa da Ducati cria downforce

Foto: Ducati / F1Mania

- Anúncio Patrocinado -

A fábrica juntou-se à Honda, Suzuki e KTM na apresentação do protesto inicial (rejeitado), contra a peça da Ducati, posteriormente elevado ao Tribunal de Recurso.

Segundo a Aprilia, a peça não deve ser permitida, uma vez que foi dito anteriormente que um dispositivo nessa área (que não é coberto pelas regras de carenagem “Aero Body”), só poderia ser usado para deflexão de água, e eles têm certeza que esta, gera downforce.

“Disseram-nos claramente que um dispositivo montado naquela área, não deveria ter um propósito aerodinâmico, e teria que ser retirado se estivesse seco. Então paramos de pensar em qualquer coisa naquela área”, disse o diretor técnico Romano Albesiano da Aprilia.

“Ficamos realmente surpresos que uma asa instalada naquela área fosse permitida”.

Após o teste final de pré-temporada no Qatar, novas diretrizes foram emitidas para as equipes, mas Albesiano disse que estas ainda excluíam peças de downforce, montadas no braço oscilante.

“Foi dito claramente que um dispositivo montado naquele local não deve ser projetado para criar downforce. O downforce é um dos efeitos aerodinâmicos mencionados, e o objetivo do downforce é a aderência. Uma asa cria downforce”, disse ele.

Sobre o quanto downforce poderia criar, Albesiano respondeu: “Nós fizemos o teste de túnel de vento virtual, chamado de CFD, dinâmica de fluidos computacional. Nós simulamos este dispositivo em condições de linha reta, condições de frenagem”.

“Temos números sobre o downforce, o arrasto e o efeito de resfriamento que esse dispositivo pode oferecer. Não tenho certeza se posso dar números, mas do ponto de vista do downforce, não é insignificante, é algo que pode fazer a diferença no desempenho”.

“E quando a gama de pilotos é separada por centésimos de segundo, até mesmo um pouco de downforce pode ajudar e fazer a diferença”.

“Ainda esperamos que as diretrizes sejam aplicadas e que este dispositivo seja banido para o futuro. Caso contrário, se for permitido, poderemos fazer algo semelhante com base em nossa experiência”.

O novo CEO da Aprilia Racing, Massimo Rivola, sugeriu que a FIM considerou a palavra da Ducati sobre o propósito do ‘resfriamento de pneus’ do dispositivo, com muita facilidade.

“Até agora, a Federação permitiu e deu o seu OK, olhando para a peça e dizendo: ‘se você disser que é para esfriar o pneu, então eu acho que está tudo bem’. Acho que precisamos elevar o nível. Quando dizemos sobre profissionalismo? Sim isso para mim é algo que não é aceitável. E eu acho que você não pode discordar, para ser honesto.”

Quanto a um desfecho preferido para o protesto, Rivola afirmou novamente que Andrea Dovizioso deve manter sua vitória.

“Nunca pedimos que o resultado da corrida fosse diferente do que era. Mesmo no momento do protesto e do apelo, isso ficou claro, pelo menos para a Aprilia”, disse ele.

“Não espero que algo mude a muito curto prazo, mas espero que todos entendam que há necessidade de algum esclarecimento nas regras. Penso que pelo fato de termos feito este alarido na primeira corrida, acho melhor fazer isso imediatamente”.

“Da minha experiência na Fórmula 1, se decidirmos ir para o campo aerodinâmico, isso vai custar uma fortuna para todos. Provavelmente por um ganho muito pequeno, especialmente nas áreas que agora são livres, como aquela onde está a asa. E ainda mais, é muito difícil policiar”.

Mas, como Albesiano apontou, centésimos de segundo fazem diferença na classificação da MotoGP, o que significa que até mesmo o menor dos ganhos deve ser perseguido. A corrida no Qatar foi vencida por 0,023s, com os cinco primeiros pilotos dentro de 0,6s.

O veredito do Tribunal de Recurso, deve ser anunciado antes da corrida na Argentina neste fim de semana.

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – ePRIX DE SANYA | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 6ª etapa

Confira o GRID COMPLETO da temporada 2019 da COPA TRUCK:

F1 2019 | Ferrari apresenta SF90 vermelha e preta fosco:

F1 2019 | MCLAREN apresenta o MCL34:

F1 2019 | Red Bull apresenta RB15 ‘roxo, preto e vermelho’:

F1 2019 | Mercedes apresenta nova pintura para o W10:

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS:

F1Mania

- Anúncio Patrocinado -