Ao menos 13 cidades da Grande SP antecipam feriados contra covid-19

0
4

Ao menos 13 cidades da Grande São Paulo decidiram antecipar feriados municipais para reduzir a circulação de pessoas e tentar barrar a rápida propagação do novo coronavírus. O anúncio acontece após a cidade de São Paulo antecipar feriados de 2021 e 2022 para tentar diminuir as altas curvas de internações, ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e óbitos por covid-19. 

Nesta quinta-feira (25), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, lembrou as 300 mil mortes por covid-19 no país e fez um apelo à população: “Não é para festejar, viajar e nem aglomerar. A gente sabe e agradece o esforço da população até agora, mas a parada é necessária para diminuir o ritmo de contágio”.

O mesmo foi defendido pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins: “Não serão dias de lazer. Serão dias para mantermos o isolamento, portanto, é crucial que as pessoas respeitem, que saíam somente em caso de urgência, mantenham as normas de higiene, usem máscara e evitem aglomerações”.

Osasco

- Anúncio Patrocinado -

Somados, haverá uma pausa de nove dias nas atividades em Osasco entre 27 de março e 4 de abril. Durante o período, está proibida a venda de bebidas alcoólicas e mantido o funcionamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para a vacinação contra a covid entre 10h e 16h.

Casos de urgência e emergência deverão ser encaminhados para as UPAs Menck, Centro e Conceição, ou os prontos-socorros Ayrosa e Rochdale. Para atender a demanda, Osasco transformou os prontos-socorros Jardim D’Abril, Santo Antônio e Osmar Mesquita (Helena Maria) em unidades exclusivas para pacientes com covid-19. 

Itapevi

A antecipação de três feriados municipais também foi adotada pela Prefeitura de Itapevi para tentar melhorar os índices de isolamento social. A medida vale de segunda-feira (29) até 2 de abril.

Na prática, será feriado na segunda (29), terça (30) e quarta-feira (31). Na quinta (1º), foi decretado ponto facultativo. O dia 2 já é feriado. 

Os feriados antecipados pelo decreto não são válidos para empresas e indústrias dos ramos farmacêutico, alimentício e logística de Itapevi.

Franco da Rocha

De acordo com a decisão estabelecida pelo Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery), Franco da Rocha e as cidades da região não vão antecipar o calendário oficial de feriados do município.

Segundo a prefeitura, “a paralisação regional prejudicaria a organização dos centros logísticos da região, afetando o abastecimento de insumos e recursos considerados essenciais neste momento da pandemia”.

Ferraz de Vasconcelos

Ferraz de Vasconcelos também não adiantar os feriados na cidade. A decisão conjunta é do Condemat Consórcio de Desenvolvimentos dos Municípios do Alto Tietê). O município entendeu que ” uma possível emenda de dias poderia gerar ainda mais aglomerações e festas clandestinas, sendo que o objetivo é prezar pelo isolamento social e pelo menor fluxo de pessoas nas ruas”. 

ABC Paulista

Os prefeitos de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra vão antecipar feriados municipais para reduzir a circulação de pessoas. A decisão foi tomada em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC na segunda-feira (22).

No Grande ABC, haverá um feriado estendido de nove dias entre os dias 27 de março e 4 de abril. O período inclui dois finais de semana.

Setores considerados essenciais deverão encerrar as atividades às 17h, com exceção dos hospitais públicos e privados, serviços de saúde de urgência e emergência, farmácias, laboratórios e hospitais veterinários.

A circulação de pessoas no transporte público será restrita aos funcionários de serviços essenciais. A comercialização de bebida alcoólica está proibida no período. 

Guararema

A Prefeitura de Guararema informou que não vai aderir à antecipação do feriado prolongado na próxima semana. A decisão tem o “intuito de não prejudicar o funcionamento de serviços públicos essenciais, como o aumento nos custos de horas extras com equipes da campanha de vacinação contra a covid-19”.

Barueri

A Prefeitura de Barueri vai antecipar três feriados municipais. Não haverá atividade profissional na cidade durante os dias 29 de março e 4 de abril. 

Ficam excluídas as repartições e órgãos públicos que desempenhem funções de caráter essencial, como forças de segurança e de saúde que prestam serviços de emergência. 

Francisco Morato

A Prefeitura de Francisco Morato decidiu não antecipar os feriados sob a alegação de que “as medidas de enfrentamento a covid-19 já estão em sintonia com o plano São Paulo na fase emergencial”.

As regras sanitárias continuam vigentes e a prefeitura pediu que seja mantido o distanciamento social, uso da máscara e higienização das mãos.

Vargem Grande Paulista

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista anunciou medidas mais restritivas nos finais de semana e antecipação de feriados.

Nos dias 27 e 28 de março e 3 e 4 de abril, só poderão funcionar farmácias, postos de combustíveis, unidades de saúde e transporte público com restrições. 

De acordo com o decreto municipal, os demais serviços poderão atender por delivery, como supermercados, açougues, padarias, mercearias, casa de ração e restaurantes. Também está proibido o drive-thru e a feira livre.

Jandira

Jandira publicou decreto que antecipa os feriados municipais “como mais uma ação para conter a propagação do coronavírus via transmissão local, além de preservar a saúde da população em geral e dos servidores públicos”.

De acordo com o decreto, haverá manutenção da prestação dos serviços públicos da administração.

Cajamar

A Prefeitura de Cajamar não vai aderir a antecipação de feriados na próxima semana por entender que a paralisação de 10 dias poderia afetar o abastecimento de diversos materiais essenciais como produtos hospitalares e alimentícios, que são distribuídos para todo o Brasil. 

Cotia

Por meio de decreto, Cotia antecipou feriados, mas a medida não se aplica aos serviços de saúde, segurança urbana, assistência social e serviço funerário, além de outras unidades da prefeitura que exercem atividades essenciais.

Itaquaquecetuba

A Prefeitura de Itaquaquecetuba não vai aderir ao adiantamento dos feriados. Entre os argumentos estão o atraso no andamento de licitações importantes, aumento nos custos de horas extras com equipes de vacinação e outros serviços públicos, impacto de visitantes nas cidades com características turísticas e prejuízos nas agendas de exames, consultas e outros procedimentos médicos.

Suzano

A Prefeitura de Suzano vai manterá o atual calendário sem a antecipação de feriados. No dia 2 de abril se comemora o 72º aniversário de emancipação político-administrativa do município. 

- Anúncio Patrocinado -


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here